Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10994
metadata.dc.type: Tese
Title: Encontros no caminho: espaços de (in)formação e aprendizagem na educação à distância
Authors: Mattos, Maria Lídia Pereira
metadata.dc.creator: Mattos, Maria Lídia Pereira
Abstract: Os professores em suas formações básicas são capazes de produção para a educação à distância, porém torna-se necessário a (in)formação para isso. Na expectativa de analisar os espaços e processos de (in)formação e aprendizagem de professor-produtor na área de educação à distância, especialmente aqueles relacionados aos diferentes modos de organização e produção de conhecimento, organizou-se este trabalho para estudar os encontros numa caminhada. Nessa jornada encontramos sujeitos teóricos, sujeitos que se tornaram autores e atores desse processo, encontramos obstáculos, pedras, mas também perspectivas para a análise. A compreensão da crase na expressão - educação à distância - constituiu-se de fundamental importância para a definição das categorias estudadas e assim entendeu-se que não é a distância que determina a educação, mas a educação que determina a distância. O entendimento da crase torna-se relevante para a definição da educação à distância. O caminho escolhido foi da análise contrastiva das falas dos sujeitos da pesquisa. Para dar seqüência à caminhada planejada, foi necessário o estabelecimento de outros passos, já que a análise supracitada só é possível com: compreensão da (in)formação dos professores em suas atribuições pedagógicas na produção de material em diferentes suportes tecnológicos – analógicos e digitais, assim compreendido como histórias de vida tecnológica; identificação dos processos de (in)formação e aprendizagem do professor-produtor de educação à distância relacionados aos aspectos de produção de material didático apropriadas à interação em ambientes informacionais de base digital; verificação, através de análise de entrevistas, de que modo os professores-produtores estão utilizando ferramentas de comunicação nas produções que realizam; compreensão de distância como espaço de (in)formação e aprendizagem entre os sujeitos que trabalham com a educação à distância. A interação é estudada e analisada como espaço de (in)formação e aprendizagem entre os sujeitos, assim como as diversas semânticas da distância em suas bases de significação. Conclui-se a respeito da distância e da interação como espaços de (in)formação e aprendizagem desses professores-produtores, além da construção das histórias de vida tecnológicas dos sujeitos da pesquisa, como também aponta-se para a possibilidade de (in)formação do professor-produtor, quando produz para educação à distância.
Keywords: Distance education
História de vida tecnológica
Distância
Interação
Espaço de aprendizagem
Espaço de (in)formação
Professor-produtor
Educação à distância
Learning space
(In)formation space
Teacher-producer
Interaction
Distance
History of technological life
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10994
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Tese (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Lidia Mattos parte 1.pdfparte 14,05 MBAdobe PDFView/Open
Maria Lidia Mattos parte 2.pdfparte 25,5 MBAdobe PDFView/Open
Maria Lidia Mattos parte 3.pdfparte 32,9 MBAdobe PDFView/Open
Maria Lidia Mattos parte 4.pdfparte 45,41 MBAdobe PDFView/Open
Maria Lidia Mattos parte 5.pdfparte 53,53 MBAdobe PDFView/Open
Maria Lidia Mattos parte 6.pdfparte 64,66 MBAdobe PDFView/Open
Maria Lidia Mattos parte 7.pdfParte 74,08 MBAdobe PDFView/Open
Maria Lidia Mattos parte 8.pdfparte 85,46 MBAdobe PDFView/Open
Maria Lidia Mattos parte 9.pdfparte 96,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.