Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8592
Tipo: Dissertação
Título: Sobre normas somáticas e hierarquias "raciais" na publicidade: complexas narrativas de cor entre Belo Horizonte e Salvador
Autor(es): Barcelos, Nilmar
Autor(es): Barcelos, Nilmar
Abstract: A publicidade, em seu sentido estrito, é um exemplo ímpar do reflexo dos preconceitos de uma sociedade urbana. Para além do consumo de um produto ou serviço, devoramos de forma massiva o seu anúncio midiático (ecoado de forma cada vez mais “glocal”). Reproduzida em diversos meios (rádio, TV, outdoor, entre outros), nos vemos em um campo no qual as diversas formas de sociabilidade são representadas na busca de identificação com os nichos mercadológicos alvo. Na presente dissertação, procuro compreender como se dão as formas de norma somática e hierarquia "racial" nas produções audiovisuais finalistas da premiação publicitária Profissionais do ano, da rede Globo, tendo como ponto de partida os discursos identitários de modelos, estudantes e profissionais publicitários fenotipicamente pretos entrevistados nas cidades de Belo Horizonte e Salvador.
Palavras-chave: Publicidade
“Raça”
Identidade
Consumo
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8592
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Dissertação (PÓS-AFRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARCELOS.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.