Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8592
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Sobre normas somáticas e hierarquias "raciais" na publicidade: complexas narrativas de cor entre Belo Horizonte e Salvador
Autor : Barcelos, Nilmar
metadata.dc.creator: Barcelos, Nilmar
Resumen : A publicidade, em seu sentido estrito, é um exemplo ímpar do reflexo dos preconceitos de uma sociedade urbana. Para além do consumo de um produto ou serviço, devoramos de forma massiva o seu anúncio midiático (ecoado de forma cada vez mais “glocal”). Reproduzida em diversos meios (rádio, TV, outdoor, entre outros), nos vemos em um campo no qual as diversas formas de sociabilidade são representadas na busca de identificação com os nichos mercadológicos alvo. Na presente dissertação, procuro compreender como se dão as formas de norma somática e hierarquia "racial" nas produções audiovisuais finalistas da premiação publicitária Profissionais do ano, da rede Globo, tendo como ponto de partida os discursos identitários de modelos, estudantes e profissionais publicitários fenotipicamente pretos entrevistados nas cidades de Belo Horizonte e Salvador.
Palabras clave : Publicidade
“Raça”
Identidade
Consumo
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8592
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Dissertação (PÓS-AFRO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BARCELOS.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.