Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8592
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Sobre normas somáticas e hierarquias "raciais" na publicidade: complexas narrativas de cor entre Belo Horizonte e Salvador
Authors: Barcelos, Nilmar
metadata.dc.creator: Barcelos, Nilmar
Abstract: A publicidade, em seu sentido estrito, é um exemplo ímpar do reflexo dos preconceitos de uma sociedade urbana. Para além do consumo de um produto ou serviço, devoramos de forma massiva o seu anúncio midiático (ecoado de forma cada vez mais “glocal”). Reproduzida em diversos meios (rádio, TV, outdoor, entre outros), nos vemos em um campo no qual as diversas formas de sociabilidade são representadas na busca de identificação com os nichos mercadológicos alvo. Na presente dissertação, procuro compreender como se dão as formas de norma somática e hierarquia "racial" nas produções audiovisuais finalistas da premiação publicitária Profissionais do ano, da rede Globo, tendo como ponto de partida os discursos identitários de modelos, estudantes e profissionais publicitários fenotipicamente pretos entrevistados nas cidades de Belo Horizonte e Salvador.
Keywords: Publicidade
“Raça”
Identidade
Consumo
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8592
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Dissertação (PÓS-AFRO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BARCELOS.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.