Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3712
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : A multirreferencialidade de saberes nos atos de mediaçao do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliotecas
Otros títulos : Perspectivas em Ciência da Informação
Autor : Varela, Aida Varela
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
metadata.dc.creator: Varela, Aida Varela
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
Resumen : Analisa-se o descompasso do homem do século XXI no acesso ao conhecimento, desta-cando a complexidade do apreender a realidade num contexto de transformações. Revisam-se conceitos de analfabetismo, alfabetismo e privação cultural e a função da escola e da biblioteca no processo de aprendizado no desenvolvimento de competência infor-macional. Reflete sobre perspectivas para a organização e à difusão do conhecimento, mediação, multirreferencialidade e a necessidade de políticas públicas em prol da potencialização da alfabetização informacional e comunicacional.
Palabras clave : Acesso ao conhecimento
Alfabetização
Descompasso
Mediação
Cognição
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3712
Fecha de publicación : 2009
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
587.pdf179,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.