Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3712
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A multirreferencialidade de saberes nos atos de mediaçao do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliotecas
Título(s) alternativo(s): Perspectivas em Ciência da Informação
Autor(es): Varela, Aida Varela
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
Autor(es): Varela, Aida Varela
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
Abstract: Analisa-se o descompasso do homem do século XXI no acesso ao conhecimento, desta-cando a complexidade do apreender a realidade num contexto de transformações. Revisam-se conceitos de analfabetismo, alfabetismo e privação cultural e a função da escola e da biblioteca no processo de aprendizado no desenvolvimento de competência infor-macional. Reflete sobre perspectivas para a organização e à difusão do conhecimento, mediação, multirreferencialidade e a necessidade de políticas públicas em prol da potencialização da alfabetização informacional e comunicacional.
Palavras-chave: Acesso ao conhecimento
Alfabetização
Descompasso
Mediação
Cognição
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3712
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
587.pdf179,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.