Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3712
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | A multirreferencialidade de saberes nos atos de mediaçao do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliotecas |
Other Titles: | Perspectivas em Ciência da Informação |
Authors: | Varela, Aida Varela Barbosa, Marilene Lobo Abreu |
metadata.dc.creator: | Varela, Aida Varela Barbosa, Marilene Lobo Abreu |
Abstract: | Analisa-se o descompasso do homem do século XXI no acesso ao conhecimento, desta-cando a complexidade do apreender a realidade num contexto de transformações. Revisam-se conceitos de analfabetismo, alfabetismo e privação cultural e a função da escola e da biblioteca no processo de aprendizado no desenvolvimento de competência infor-macional. Reflete sobre perspectivas para a organização e à difusão do conhecimento, mediação, multirreferencialidade e a necessidade de políticas públicas em prol da potencialização da alfabetização informacional e comunicacional. |
Keywords: | Acesso ao conhecimento Alfabetização Descompasso Mediação Cognição |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3712 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (ICI) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.