Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3712
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: A multirreferencialidade de saberes nos atos de mediaçao do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliotecas
Other Titles: Perspectivas em Ciência da Informação
Authors: Varela, Aida Varela
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
metadata.dc.creator: Varela, Aida Varela
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
Abstract: Analisa-se o descompasso do homem do século XXI no acesso ao conhecimento, desta-cando a complexidade do apreender a realidade num contexto de transformações. Revisam-se conceitos de analfabetismo, alfabetismo e privação cultural e a função da escola e da biblioteca no processo de aprendizado no desenvolvimento de competência infor-macional. Reflete sobre perspectivas para a organização e à difusão do conhecimento, mediação, multirreferencialidade e a necessidade de políticas públicas em prol da potencialização da alfabetização informacional e comunicacional.
Keywords: Acesso ao conhecimento
Alfabetização
Descompasso
Mediação
Cognição
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3712
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
587.pdf179,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.