Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3621
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos
Otros títulos : Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI)
Autor : Varela, Aida Varela
metadata.dc.creator: Varela, Aida Varela
Resumen : Artigo que registra uma trajetória de estudos e pesquisas de 1998 a 2007, sobre o tema Informação, Cognição e Mediação em diferentes contextos, tais como comunidade (uso de estratégias para preservar a cidadania numa festa popular de São João), escola de Ensino Médio (integração de estratégia cognitiva inovadora ao currículo), escola de Ensino Superior (análise de necessidades de novas estratégias metodológicas para a leitura de textos complexos para se chegar à ciência) e de cotidiano profissional (tomada de consciência do uso de estratégias cognitivas quando em situações de atendimento ao usuário). Registra-se, com isso, o potencial de teorias de aprendizagem cognitivista e interacionista para acionar leituras de mundo, leitura de textos científicos e leitura de construção e desconstrução do conhecimento, subsidiando a autonomia do pensar, exigência dos novos avanços tecnológicos e científicos.
Palabras clave : Informação
Cognição
Mediação
Leitura
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3621
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1541-8095-1-PB.pdf159,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.