Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3621
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos |
Otros títulos : | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI) |
Autor : | Varela, Aida Varela |
metadata.dc.creator: | Varela, Aida Varela |
Resumen : | Artigo que registra uma trajetória de estudos e pesquisas de 1998 a 2007, sobre o tema Informação, Cognição e Mediação em diferentes contextos, tais como comunidade (uso de estratégias para preservar a cidadania numa festa popular de São João), escola de Ensino Médio (integração de estratégia cognitiva inovadora ao currículo), escola de Ensino Superior (análise de necessidades de novas estratégias metodológicas para a leitura de textos complexos para se chegar à ciência) e de cotidiano profissional (tomada de consciência do uso de estratégias cognitivas quando em situações de atendimento ao usuário). Registra-se, com isso, o potencial de teorias de aprendizagem cognitivista e interacionista para acionar leituras de mundo, leitura de textos científicos e leitura de construção e desconstrução do conhecimento, subsidiando a autonomia do pensar, exigência dos novos avanços tecnológicos e científicos. |
Palabras clave : | Informação Cognição Mediação Leitura |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3621 |
Fecha de publicación : | 2008 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (ICI) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1541-8095-1-PB.pdf | 159,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.