Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3621
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos
Título(s) alternativo(s): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI)
Autor(es): Varela, Aida Varela
Autor(es): Varela, Aida Varela
Abstract: Artigo que registra uma trajetória de estudos e pesquisas de 1998 a 2007, sobre o tema Informação, Cognição e Mediação em diferentes contextos, tais como comunidade (uso de estratégias para preservar a cidadania numa festa popular de São João), escola de Ensino Médio (integração de estratégia cognitiva inovadora ao currículo), escola de Ensino Superior (análise de necessidades de novas estratégias metodológicas para a leitura de textos complexos para se chegar à ciência) e de cotidiano profissional (tomada de consciência do uso de estratégias cognitivas quando em situações de atendimento ao usuário). Registra-se, com isso, o potencial de teorias de aprendizagem cognitivista e interacionista para acionar leituras de mundo, leitura de textos científicos e leitura de construção e desconstrução do conhecimento, subsidiando a autonomia do pensar, exigência dos novos avanços tecnológicos e científicos.
Palavras-chave: Informação
Cognição
Mediação
Leitura
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3621
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1541-8095-1-PB.pdf159,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.