Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3621
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos |
Other Titles: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI) |
Authors: | Varela, Aida Varela |
metadata.dc.creator: | Varela, Aida Varela |
Abstract: | Artigo que registra uma trajetória de estudos e pesquisas de 1998 a 2007, sobre o tema Informação, Cognição e Mediação em diferentes contextos, tais como comunidade (uso de estratégias para preservar a cidadania numa festa popular de São João), escola de Ensino Médio (integração de estratégia cognitiva inovadora ao currículo), escola de Ensino Superior (análise de necessidades de novas estratégias metodológicas para a leitura de textos complexos para se chegar à ciência) e de cotidiano profissional (tomada de consciência do uso de estratégias cognitivas quando em situações de atendimento ao usuário). Registra-se, com isso, o potencial de teorias de aprendizagem cognitivista e interacionista para acionar leituras de mundo, leitura de textos científicos e leitura de construção e desconstrução do conhecimento, subsidiando a autonomia do pensar, exigência dos novos avanços tecnológicos e científicos. |
Keywords: | Informação Cognição Mediação Leitura |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3621 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (ICI) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1541-8095-1-PB.pdf | 159,1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.