Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3176
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: A inserção de história e filosofia da ciência no currículo de licenciatura em física da Universidade Federal da Bahia: uma visão de professores universitários
Other Titles: Revista Investigações em Ensino de Ciencias
Authors: Rosa, Katemari
Martins, Maria Cristina
metadata.dc.creator: Rosa, Katemari
Martins, Maria Cristina
Abstract: Este trabalho mostra parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla, aqui trazemos uma discussão sobre como se dá a inserção de História e Filosofia da Ciência no currículo de formação de professores de Física da Universidade Federal da Bahia. O currículo é analisado da perspectiva da estrutura da matriz disciplinar, as disciplinas e suas ementas e, principalmente, da percepção dos professores do Instituto de Física em relação ao tema e suas práticas. Os dados foram obtidos através de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com docentes da instituição. Os resultados apontam para a necessidade de se pensar também na formação continuada de docentes universitários ligados à formação inicial de professores de Física, particularmente no que se refere às discussões em História e Filosofia da Ciência.
Keywords: História e filosofia da ciência
Currículo
Formação inicial de professores de física
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3176
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (FIS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
v12_n3_a2007.pdf66,44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.