Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3176
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | A inserção de história e filosofia da ciência no currículo de licenciatura em física da Universidade Federal da Bahia: uma visão de professores universitários |
Other Titles: | Revista Investigações em Ensino de Ciencias |
Authors: | Rosa, Katemari Martins, Maria Cristina |
metadata.dc.creator: | Rosa, Katemari Martins, Maria Cristina |
Abstract: | Este trabalho mostra parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla, aqui trazemos uma discussão sobre como se dá a inserção de História e Filosofia da Ciência no currículo de formação de professores de Física da Universidade Federal da Bahia. O currículo é analisado da perspectiva da estrutura da matriz disciplinar, as disciplinas e suas ementas e, principalmente, da percepção dos professores do Instituto de Física em relação ao tema e suas práticas. Os dados foram obtidos através de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com docentes da instituição. Os resultados apontam para a necessidade de se pensar também na formação continuada de docentes universitários ligados à formação inicial de professores de Física, particularmente no que se refere às discussões em História e Filosofia da Ciência. |
Keywords: | História e filosofia da ciência Currículo Formação inicial de professores de física |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3176 |
Issue Date: | 2007 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (FIS) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
v12_n3_a2007.pdf | 66,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.