Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3062
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Violência urbana: a avaliação de professoras sobre a atuação da escola
Título(s) alternativo(s): Psicologia Escolar e Educacional
Autor(es): Ristum, Marilena
Autor(es): Ristum, Marilena
Abstract: Objetivou-se investigar como professoras de escolas públicas e particulares descrevem e avaliam a atuação da escola frente à violência e, ainda, identificar as ações, que, segundo essas professoras, a escola deveria adotar frente à violência. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, abordando vários aspectos da violência. Nas respostas das professoras, foram identificadas quatro categorias de ações da escola: preventivas, remediativas, estimuladoras e nulas. As professoras de escola particular mostraram uma visão da escola como basicamente preventiva, enquanto as de escola pública conceberam-na como remediativa ou nula. As ações mais sugeridas pelas professoras de escola pública incluíam a participação da família e da comunidade. A influência dos contextos de trabalho, diferentes para ambos os grupos, norteou a discussão dos resultados.
Palavras-chave: Violência
Professoras
Atuação da escola
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3062
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v6n2a07.pdf77,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.