Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3062
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Violência urbana: a avaliação de professoras sobre a atuação da escola |
Other Titles: | Psicologia Escolar e Educacional |
Authors: | Ristum, Marilena |
metadata.dc.creator: | Ristum, Marilena |
Abstract: | Objetivou-se investigar como professoras de escolas públicas e particulares descrevem e avaliam a atuação da escola frente à violência e, ainda, identificar as ações, que, segundo essas professoras, a escola deveria adotar frente à violência. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, abordando vários aspectos da violência. Nas respostas das professoras, foram identificadas quatro categorias de ações da escola: preventivas, remediativas, estimuladoras e nulas. As professoras de escola particular mostraram uma visão da escola como basicamente preventiva, enquanto as de escola pública conceberam-na como remediativa ou nula. As ações mais sugeridas pelas professoras de escola pública incluíam a participação da família e da comunidade. A influência dos contextos de trabalho, diferentes para ambos os grupos, norteou a discussão dos resultados. |
Keywords: | Violência Professoras Atuação da escola |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3062 |
Issue Date: | 2002 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (IPS) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
v6n2a07.pdf | 77,47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.