Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3062
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Violência urbana: a avaliação de professoras sobre a atuação da escola
Other Titles: Psicologia Escolar e Educacional
Authors: Ristum, Marilena
metadata.dc.creator: Ristum, Marilena
Abstract: Objetivou-se investigar como professoras de escolas públicas e particulares descrevem e avaliam a atuação da escola frente à violência e, ainda, identificar as ações, que, segundo essas professoras, a escola deveria adotar frente à violência. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, abordando vários aspectos da violência. Nas respostas das professoras, foram identificadas quatro categorias de ações da escola: preventivas, remediativas, estimuladoras e nulas. As professoras de escola particular mostraram uma visão da escola como basicamente preventiva, enquanto as de escola pública conceberam-na como remediativa ou nula. As ações mais sugeridas pelas professoras de escola pública incluíam a participação da família e da comunidade. A influência dos contextos de trabalho, diferentes para ambos os grupos, norteou a discussão dos resultados.
Keywords: Violência
Professoras
Atuação da escola
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3062
Issue Date: 2002
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
v6n2a07.pdf77,47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.