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dc.contributor.authorRistum, Marilena-
dc.creatorRistum, Marilena-
dc.date.accessioned2011-10-04T13:02:22Z-
dc.date.available2011-10-04T13:02:22Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.issn1413-8557-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3062-
dc.descriptionp. 167-176pt_BR
dc.description.abstractObjetivou-se investigar como professoras de escolas públicas e particulares descrevem e avaliam a atuação da escola frente à violência e, ainda, identificar as ações, que, segundo essas professoras, a escola deveria adotar frente à violência. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, abordando vários aspectos da violência. Nas respostas das professoras, foram identificadas quatro categorias de ações da escola: preventivas, remediativas, estimuladoras e nulas. As professoras de escola particular mostraram uma visão da escola como basicamente preventiva, enquanto as de escola pública conceberam-na como remediativa ou nula. As ações mais sugeridas pelas professoras de escola pública incluíam a participação da família e da comunidade. A influência dos contextos de trabalho, diferentes para ambos os grupos, norteou a discussão dos resultados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectAtuação da escolapt_BR
dc.titleViolência urbana: a avaliação de professoras sobre a atuação da escolapt_BR
dc.title.alternativePsicologia Escolar e Educacionalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubCampinaspt_BR
dc.identifier.numberv.6, n.2pt_BR
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