Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3062
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Violência urbana: a avaliação de professoras sobre a atuação da escola
Otros títulos : Psicologia Escolar e Educacional
Autor : Ristum, Marilena
metadata.dc.creator: Ristum, Marilena
Resumen : Objetivou-se investigar como professoras de escolas públicas e particulares descrevem e avaliam a atuação da escola frente à violência e, ainda, identificar as ações, que, segundo essas professoras, a escola deveria adotar frente à violência. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, abordando vários aspectos da violência. Nas respostas das professoras, foram identificadas quatro categorias de ações da escola: preventivas, remediativas, estimuladoras e nulas. As professoras de escola particular mostraram uma visão da escola como basicamente preventiva, enquanto as de escola pública conceberam-na como remediativa ou nula. As ações mais sugeridas pelas professoras de escola pública incluíam a participação da família e da comunidade. A influência dos contextos de trabalho, diferentes para ambos os grupos, norteou a discussão dos resultados.
Palabras clave : Violência
Professoras
Atuação da escola
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3062
Fecha de publicación : 2002
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
v6n2a07.pdf77,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.