Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1555
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Ensinar saúde/enfermagem numa nova proposta de reestruturação acadêmica
Other Titles: Rev Esc Enferm USP
Authors: Fernandes, Josicelia Dumet
Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Rosa, Darci de Oliveira Santa
Pontes, Márcia
Santana, Neuranides
metadata.dc.creator: Fernandes, Josicelia Dumet
Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Rosa, Darci de Oliveira Santa
Pontes, Márcia
Santana, Neuranides
Abstract: O estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de reestruturação da arquitetura curricular, avaliando seus desdobramentos no que tange ao ensino em saúde, com foco na Enfermagem. Para o alcance desse objetivo, apresenta-se, inicialmente, o panorama atual da educação superior no Brasil. Em seguida, explicita-se uma proposição de reestruturação curricular. Finalmente, aborda-se a configuração do ensino na saúde/enfermagem, frente a essa proposta. O estudo aponta para a necessidade de construção de uma universidade renovada, em sua interface com a formação na área da saúde, favorecendo o desenvolvimento de práticas educativas mais aderentes aos contextos da vida e à pluralidade e singularidade dos processos sociais concretos.
Keywords: Educação em enfermagem
Currículo
Ensino
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1555
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arrtigo repositorio20.pdf132,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.