Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1555
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ensinar saúde/enfermagem numa nova proposta de reestruturação acadêmica
Título(s) alternativo(s): Rev Esc Enferm USP
Autor(es): Fernandes, Josicelia Dumet
Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Rosa, Darci de Oliveira Santa
Pontes, Márcia
Santana, Neuranides
Autor(es): Fernandes, Josicelia Dumet
Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Rosa, Darci de Oliveira Santa
Pontes, Márcia
Santana, Neuranides
Abstract: O estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de reestruturação da arquitetura curricular, avaliando seus desdobramentos no que tange ao ensino em saúde, com foco na Enfermagem. Para o alcance desse objetivo, apresenta-se, inicialmente, o panorama atual da educação superior no Brasil. Em seguida, explicita-se uma proposição de reestruturação curricular. Finalmente, aborda-se a configuração do ensino na saúde/enfermagem, frente a essa proposta. O estudo aponta para a necessidade de construção de uma universidade renovada, em sua interface com a formação na área da saúde, favorecendo o desenvolvimento de práticas educativas mais aderentes aos contextos da vida e à pluralidade e singularidade dos processos sociais concretos.
Palavras-chave: Educação em enfermagem
Currículo
Ensino
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1555
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arrtigo repositorio20.pdf132,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.