Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12306
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Epistemologias e teorias do conhecimento em educação e educação física: reações aos pós-modernismos
Other Titles: Filosofia e Educação
Authors: Taffarel, Celi Nelza Zulke
Albuquerque, Joelma de Oliveira
metadata.dc.creator: Taffarel, Celi Nelza Zulke
Albuquerque, Joelma de Oliveira
Abstract: Este texto tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a epistemologia e as teorias do conhecimento da pesquisa em Educação e Educação Física, explicitando as reações aos pós-modernismos. Apresenta as correntes pós-modernistas que vem influenciando estas áreas e localiza as diversas viradas epistemológicas, tais como a "virada linguistica" "hermenêutica" e "pragmática". Resgata a ontologia como base que da o sentido a essas reações contras essas "viradas" e busca mostrar as teorias do conhecimento e as perspectivas histórico-sociais que estão em confronto.
Keywords: Epistemologia
Pesquisa Educacional
Educação Física
Pós-Modernismos
Publisher: UNICAMP
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12306
Issue Date: Oct-2010
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2165-8567-2-PB.pdf730,39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.