Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12306
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Epistemologias e teorias do conhecimento em educação e educação física: reações aos pós-modernismos
Título(s) alternativo(s): Filosofia e Educação
Autor(es): Taffarel, Celi Nelza Zulke
Albuquerque, Joelma de Oliveira
Autor(es): Taffarel, Celi Nelza Zulke
Albuquerque, Joelma de Oliveira
Abstract: Este texto tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a epistemologia e as teorias do conhecimento da pesquisa em Educação e Educação Física, explicitando as reações aos pós-modernismos. Apresenta as correntes pós-modernistas que vem influenciando estas áreas e localiza as diversas viradas epistemológicas, tais como a "virada linguistica" "hermenêutica" e "pragmática". Resgata a ontologia como base que da o sentido a essas reações contras essas "viradas" e busca mostrar as teorias do conhecimento e as perspectivas histórico-sociais que estão em confronto.
Palavras-chave: Epistemologia
Pesquisa Educacional
Educação Física
Pós-Modernismos
Editora / Evento / Instituição: UNICAMP
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12306
Data do documento: Out-2010
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2165-8567-2-PB.pdf730,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.