Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12104
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Formação de Professores de Educação Física: estratégia e táticas
Autor : Taffarel, Celi Nelza Zulke
Lacks, Solange
Santos Júnior, Cláudio de Lira
metadata.dc.creator: Taffarel, Celi Nelza Zulke
Lacks, Solange
Santos Júnior, Cláudio de Lira
Resumen : O presente texto sobre formação de professores de educação física recupera, por um lado, dados da situação da educação e do esporte no Brasil e, por outro, evidencia a estratégia e a tática para a aprovação e implementação das diretrizes da educação física, destacando-se a análise que permite reconhecer o que fazer frente à necessária reestruturação curricular dos, aproximadamente, 650 cursos de educação física existentes no Brasil. Tem como objetivo registrar dados - atividades desenvolvidas, posições tomadas, visões defendidas - em um dado período (2000 a 2006), mas, também, indicar o debate teórico em torno da problemática da formação de professores de educação física. Este texto não retrata somente a posição da maioria e suas táticas para reafirmar o hegemônico – desqualificação na formação acadêmica pela divisão nos cursos em licenciatura e graduação em educação física, mas apresenta indicações de ações táticas para a formação de professores na perspectiva da emancipação humana.
Palabras clave : Formação de professores
Diretrizes Curriculares Nacionais
Educação Física
Editorial : Motrivivência. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil.
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12104
Fecha de publicación : jun-2006
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.