Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12104
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Formação de Professores de Educação Física: estratégia e táticas |
Autor : | Taffarel, Celi Nelza Zulke Lacks, Solange Santos Júnior, Cláudio de Lira |
metadata.dc.creator: | Taffarel, Celi Nelza Zulke Lacks, Solange Santos Júnior, Cláudio de Lira |
Resumen : | O presente texto sobre formação de professores de educação física recupera, por um lado, dados da situação da educação e do esporte no Brasil e, por outro, evidencia a estratégia e a tática para a aprovação e implementação das diretrizes da educação física, destacando-se a análise que permite reconhecer o que fazer frente à necessária reestruturação curricular dos, aproximadamente, 650 cursos de educação física existentes no Brasil. Tem como objetivo registrar dados - atividades desenvolvidas, posições tomadas, visões defendidas - em um dado período (2000 a 2006), mas, também, indicar o debate teórico em torno da problemática da formação de professores de educação física. Este texto não retrata somente a posição da maioria e suas táticas para reafirmar o hegemônico – desqualificação na formação acadêmica pela divisão nos cursos em licenciatura e graduação em educação física, mas apresenta indicações de ações táticas para a formação de professores na perspectiva da emancipação humana. |
Palabras clave : | Formação de professores Diretrizes Curriculares Nacionais Educação Física |
Editorial : | Motrivivência. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil. |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12104 |
Fecha de publicación : | jun-2006 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (PGEDU) |
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.