Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12104
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Formação de Professores de Educação Física: estratégia e táticas |
Authors: | Taffarel, Celi Nelza Zulke Lacks, Solange Santos Júnior, Cláudio de Lira |
metadata.dc.creator: | Taffarel, Celi Nelza Zulke Lacks, Solange Santos Júnior, Cláudio de Lira |
Abstract: | O presente texto sobre formação de professores de educação física recupera, por um lado, dados da situação da educação e do esporte no Brasil e, por outro, evidencia a estratégia e a tática para a aprovação e implementação das diretrizes da educação física, destacando-se a análise que permite reconhecer o que fazer frente à necessária reestruturação curricular dos, aproximadamente, 650 cursos de educação física existentes no Brasil. Tem como objetivo registrar dados - atividades desenvolvidas, posições tomadas, visões defendidas - em um dado período (2000 a 2006), mas, também, indicar o debate teórico em torno da problemática da formação de professores de educação física. Este texto não retrata somente a posição da maioria e suas táticas para reafirmar o hegemônico – desqualificação na formação acadêmica pela divisão nos cursos em licenciatura e graduação em educação física, mas apresenta indicações de ações táticas para a formação de professores na perspectiva da emancipação humana. |
Keywords: | Formação de professores Diretrizes Curriculares Nacionais Educação Física |
Publisher: | Motrivivência. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil. |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12104 |
Issue Date: | Jun-2006 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (PGEDU) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.