Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12104
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formação de Professores de Educação Física: estratégia e táticas
Autor(es): Taffarel, Celi Nelza Zulke
Lacks, Solange
Santos Júnior, Cláudio de Lira
Autor(es): Taffarel, Celi Nelza Zulke
Lacks, Solange
Santos Júnior, Cláudio de Lira
Abstract: O presente texto sobre formação de professores de educação física recupera, por um lado, dados da situação da educação e do esporte no Brasil e, por outro, evidencia a estratégia e a tática para a aprovação e implementação das diretrizes da educação física, destacando-se a análise que permite reconhecer o que fazer frente à necessária reestruturação curricular dos, aproximadamente, 650 cursos de educação física existentes no Brasil. Tem como objetivo registrar dados - atividades desenvolvidas, posições tomadas, visões defendidas - em um dado período (2000 a 2006), mas, também, indicar o debate teórico em torno da problemática da formação de professores de educação física. Este texto não retrata somente a posição da maioria e suas táticas para reafirmar o hegemônico – desqualificação na formação acadêmica pela divisão nos cursos em licenciatura e graduação em educação física, mas apresenta indicações de ações táticas para a formação de professores na perspectiva da emancipação humana.
Palavras-chave: Formação de professores
Diretrizes Curriculares Nacionais
Educação Física
Editora / Evento / Instituição: Motrivivência. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12104
Data do documento: Jun-2006
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.