Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1187
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Mensagens Publicitárias Ressignificando Sentidos na prática pedagógica de formação do bibliotecário
Otros títulos : Revista Ponto de Acesso
Autor : Cunha, Vanda Angélica da
metadata.dc.creator: Cunha, Vanda Angélica da
Resumen : Relata experiência desenvolvida no Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia utilizando textos publicitários como prática pedagógica para a educação profissional. Está sintonizada com o paradigma da educação do século XXI baseada nos pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Tem por objetivo incentivar a construção do conhecimento do papel da Biblioteconomia na sociedade contemporânea, na perspectiva de utilizar recurso idêntico na disseminação desse conhecimento ampliando o acesso e uso de informação e bibliotecas. Utiliza como metodologia a releitura de mensagens publicitárias em que texto e imagem são associados a conteúdos de sala de aula e atividades extra-classe, estimulando a criatividade, o espírito crítico e a re-criação de textos que convergem para a socialização do conhecimento na comunidade do Instituto de Ciência da Informação. Os resultados se revelam positivos no discurso dos alunos envolvidos, comprovados por instrumento de pesquisa utilizado para esse fim. A prática é avaliada nos pontos fortes e fracos para assegurar melhor desempenho futuro e possível inserção no Projeto Pedagógico da Unidade de Ensino.
Palabras clave : Educação do bibliotecário
Profissional da informação
Práticas pedagógicas
Publicidade
Pedagogia cultural
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1187
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1810.pdf215,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.