Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1187
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Mensagens Publicitárias Ressignificando Sentidos na prática pedagógica de formação do bibliotecário
Other Titles: Revista Ponto de Acesso
Authors: Cunha, Vanda Angélica da
metadata.dc.creator: Cunha, Vanda Angélica da
Abstract: Relata experiência desenvolvida no Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia utilizando textos publicitários como prática pedagógica para a educação profissional. Está sintonizada com o paradigma da educação do século XXI baseada nos pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Tem por objetivo incentivar a construção do conhecimento do papel da Biblioteconomia na sociedade contemporânea, na perspectiva de utilizar recurso idêntico na disseminação desse conhecimento ampliando o acesso e uso de informação e bibliotecas. Utiliza como metodologia a releitura de mensagens publicitárias em que texto e imagem são associados a conteúdos de sala de aula e atividades extra-classe, estimulando a criatividade, o espírito crítico e a re-criação de textos que convergem para a socialização do conhecimento na comunidade do Instituto de Ciência da Informação. Os resultados se revelam positivos no discurso dos alunos envolvidos, comprovados por instrumento de pesquisa utilizado para esse fim. A prática é avaliada nos pontos fortes e fracos para assegurar melhor desempenho futuro e possível inserção no Projeto Pedagógico da Unidade de Ensino.
Keywords: Educação do bibliotecário
Profissional da informação
Práticas pedagógicas
Publicidade
Pedagogia cultural
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1187
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1810.pdf215,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.