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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mensagens Publicitárias Ressignificando Sentidos na prática pedagógica de formação do bibliotecário
Título(s) alternativo(s): Revista Ponto de Acesso
Autor(es): Cunha, Vanda Angélica da
Autor(es): Cunha, Vanda Angélica da
Abstract: Relata experiência desenvolvida no Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia utilizando textos publicitários como prática pedagógica para a educação profissional. Está sintonizada com o paradigma da educação do século XXI baseada nos pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Tem por objetivo incentivar a construção do conhecimento do papel da Biblioteconomia na sociedade contemporânea, na perspectiva de utilizar recurso idêntico na disseminação desse conhecimento ampliando o acesso e uso de informação e bibliotecas. Utiliza como metodologia a releitura de mensagens publicitárias em que texto e imagem são associados a conteúdos de sala de aula e atividades extra-classe, estimulando a criatividade, o espírito crítico e a re-criação de textos que convergem para a socialização do conhecimento na comunidade do Instituto de Ciência da Informação. Os resultados se revelam positivos no discurso dos alunos envolvidos, comprovados por instrumento de pesquisa utilizado para esse fim. A prática é avaliada nos pontos fortes e fracos para assegurar melhor desempenho futuro e possível inserção no Projeto Pedagógico da Unidade de Ensino.
Palavras-chave: Educação do bibliotecário
Profissional da informação
Práticas pedagógicas
Publicidade
Pedagogia cultural
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1187
Data do documento: 2007
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