Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11864
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Corpos híbridos em mentes diafánas: as tribos urbanas no universo escolar de Palmas e suas inter(ações) com as tecnologias da informação e da comunicação
Autor : Silva, Valdirene Cássia da
metadata.dc.creator: Silva, Valdirene Cássia da
Resumen : Esta é uma pesquisa que se insere na discussão das interfaces entendidas como processo de inter(ação) e interatividade, das tecnologias da informação e comunicação e tribos urbanas, no contexto contemporâneo escolar, no universo especificado da Capital do Estado do Tocantins - Palmas. Foram investigados 35 jovens que se assumem como integrantes de tribos que circulam pela cidade e estudam no Centro de Ensino Médio de Palmas – CEM. A investigação esteve atrelada a uma perspectiva formativa escolar oficial e a seleção e oferta de conteúdos paralelos, mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação, que possibilitam interações coletivas, em função da subordinação da chamada cultura urbana às tecnologias eletrônicas. O referencial teórico foi construído com base em: Zygmunt Bauman (2003), Paula Sibilia (2002), Jésus Martín Barbero (1997), Edvaldo Couto (2003), Manuel Castells (2003), Lúcia Santaella (1997), André Lemos (2004), Vani Kenski (2004), Maria Helena Bonilla (2005), José Guilherme Magnani (1992), Michael Maffesoli (2000), Don Tapscott(1998) e Pierre Levy (1999), sem desconsiderar as sinalizações de outros autores. O método, análise de conteúdo, foi adotado para a leitura das informações obtidas durante o processo de escuta. Os instrumentos utilizados, como procedimentos básicos para a coleta de dados foram observação, informações e entrevista. Os resultados permitiram concluir que tipologias distintas de jovens estão circulando no cenário escolar, convivendo com as ofertas das políticas educacionais e formativas, que se presumem hegemônicas, e, enquanto receptores vão negociando mais sentidos e significados de mundo e vida, a partir dos aparatos midiáticos.
Palabras clave : Tecnologias da informação e comunicação
Juventude
Tribos urbanas
Cultura midiática
Universo escolar
Information technology and communication
Urban tribes
Mediatic culture
School contests
Youth
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11864
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissert. Valdirene Silva.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.