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dc.contributor.advisorCouto, Edvaldo Souza-
dc.contributor.authorSilva, Valdirene Cássia da-
dc.creatorSilva, Valdirene Cássia da-
dc.date.accessioned2013-06-11T16:59:42Z-
dc.date.available2013-06-11T16:59:42Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11864-
dc.description93 f.pt_BR
dc.description.abstractEsta é uma pesquisa que se insere na discussão das interfaces entendidas como processo de inter(ação) e interatividade, das tecnologias da informação e comunicação e tribos urbanas, no contexto contemporâneo escolar, no universo especificado da Capital do Estado do Tocantins - Palmas. Foram investigados 35 jovens que se assumem como integrantes de tribos que circulam pela cidade e estudam no Centro de Ensino Médio de Palmas – CEM. A investigação esteve atrelada a uma perspectiva formativa escolar oficial e a seleção e oferta de conteúdos paralelos, mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação, que possibilitam interações coletivas, em função da subordinação da chamada cultura urbana às tecnologias eletrônicas. O referencial teórico foi construído com base em: Zygmunt Bauman (2003), Paula Sibilia (2002), Jésus Martín Barbero (1997), Edvaldo Couto (2003), Manuel Castells (2003), Lúcia Santaella (1997), André Lemos (2004), Vani Kenski (2004), Maria Helena Bonilla (2005), José Guilherme Magnani (1992), Michael Maffesoli (2000), Don Tapscott(1998) e Pierre Levy (1999), sem desconsiderar as sinalizações de outros autores. O método, análise de conteúdo, foi adotado para a leitura das informações obtidas durante o processo de escuta. Os instrumentos utilizados, como procedimentos básicos para a coleta de dados foram observação, informações e entrevista. Os resultados permitiram concluir que tipologias distintas de jovens estão circulando no cenário escolar, convivendo com as ofertas das políticas educacionais e formativas, que se presumem hegemônicas, e, enquanto receptores vão negociando mais sentidos e significados de mundo e vida, a partir dos aparatos midiáticos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectTribos urbanaspt_BR
dc.subjectCultura midiáticapt_BR
dc.subjectUniverso escolarpt_BR
dc.subjectInformation technology and communicationpt_BR
dc.subjectUrban tribespt_BR
dc.subjectMediatic culturept_BR
dc.subjectSchool contestspt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.titleCorpos híbridos em mentes diafánas: as tribos urbanas no universo escolar de Palmas e suas inter(ações) com as tecnologias da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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