Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11864
Tipo: Dissertação
Título: Corpos híbridos em mentes diafánas: as tribos urbanas no universo escolar de Palmas e suas inter(ações) com as tecnologias da informação e da comunicação
Autor(es): Silva, Valdirene Cássia da
Autor(es): Silva, Valdirene Cássia da
Abstract: Esta é uma pesquisa que se insere na discussão das interfaces entendidas como processo de inter(ação) e interatividade, das tecnologias da informação e comunicação e tribos urbanas, no contexto contemporâneo escolar, no universo especificado da Capital do Estado do Tocantins - Palmas. Foram investigados 35 jovens que se assumem como integrantes de tribos que circulam pela cidade e estudam no Centro de Ensino Médio de Palmas – CEM. A investigação esteve atrelada a uma perspectiva formativa escolar oficial e a seleção e oferta de conteúdos paralelos, mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação, que possibilitam interações coletivas, em função da subordinação da chamada cultura urbana às tecnologias eletrônicas. O referencial teórico foi construído com base em: Zygmunt Bauman (2003), Paula Sibilia (2002), Jésus Martín Barbero (1997), Edvaldo Couto (2003), Manuel Castells (2003), Lúcia Santaella (1997), André Lemos (2004), Vani Kenski (2004), Maria Helena Bonilla (2005), José Guilherme Magnani (1992), Michael Maffesoli (2000), Don Tapscott(1998) e Pierre Levy (1999), sem desconsiderar as sinalizações de outros autores. O método, análise de conteúdo, foi adotado para a leitura das informações obtidas durante o processo de escuta. Os instrumentos utilizados, como procedimentos básicos para a coleta de dados foram observação, informações e entrevista. Os resultados permitiram concluir que tipologias distintas de jovens estão circulando no cenário escolar, convivendo com as ofertas das políticas educacionais e formativas, que se presumem hegemônicas, e, enquanto receptores vão negociando mais sentidos e significados de mundo e vida, a partir dos aparatos midiáticos.
Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação
Juventude
Tribos urbanas
Cultura midiática
Universo escolar
Information technology and communication
Urban tribes
Mediatic culture
School contests
Youth
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11864
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert. Valdirene Silva.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.