Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10268
Tipo: Dissertação
Título: Tecnologias de transmissão cultural : a experiência da "Escola"de Comunicação Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri.
Autor(es): Azevedo, Fábio Giorgio Santos
Autor(es): Azevedo, Fábio Giorgio Santos
Abstract: Esta dissertação buscou investigar as principais tecnologias de transmissão utilizadas pela?escola? de comunicação Fundação Casa Grande ? Memorial do Homem Kariri, na formação de crianças e jovens da cidade de Nova Olinda, no interior do estado do Ceará. Inspirada nos pressupostos das pesquisas qualitativas e articulada a reflexões éticas e políticas quanto ao ?lugar do pesquisador?, a pesquisa desenvolveu sua metodologia a partir da ?imersão? no campo empírico, utilizando, principalmente, a observação participante e o diário de campo como recursos metodológicos. A narrativa da pesquisa foi desenvolvida de modo que pudesse mostrar o percurso do pesquisador, seus impasses na caracterização do ?objeto?, a ampliação dos objetivos, e sua reorientação na trajetória de pesquisa. O presente trabalho assinalou a importância da pertinência, temática e metodológica, na constituição de um projeto sócioeducativo: a localização da Fundação Casa Grande numa Área de Proteção Ambiental (APA), a Chapada do Araripe (um dos mais famosos e importantes depósitos paleontológicos do Brasil); bem como a forma gradativa e ?despretensiosa? como o projeto foi sendo implantado na cidade de Nova Olinda, através da utilização da mitologia Kariri como link de sentido para o aprendizado. Apresentando como pano de fundo analítico duas ?visões de mundo? sobre a cultura, a ?contratualista? (que toma a ?coerção? como base do pacto associativo) e a ?institucionalista? (queconsidera ?convenção? como fundamento das instituições), a pesquisa indicou, através da descrição interpretativa do percurso instituinte da Fundação Casa Grande, e de seu momento atual, algumas causas do seu sucesso como dispositivo sócioeducativo, assim como as ambigüidades da institucionalização. Associando tais ?visões de mundo? ao conceito de ?transmissão? delineou-se a caracterização da Casa Grande como um ?organismo coletivo? que utiliza uma série de estratégias, materiais e imateriais, para fazer durar no tempo a cultura Kariri, entre elas, o uso das tecnologias de informação e comunicação.
Palavras-chave: Educação
Comunicação
Cultura
Transmissão
Tecnologias
Transmission
Communication
Technologies
Education
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10268
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabio Giorgio Azevedo1.pdfParte 11,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Fabio Giorgio Azevedo2.pdfParte 22,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Fabio Giorgio Azevedo3.pdfParte 32,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Fabio Giorgio Azevedo4.pdfParte 41,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Fabio Giorgio Azevedo5.pdfParte 51,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Fabio Giorgio Azevedo6.pdfParte 62,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Fabio Giorgio Azevedo7.pdfParte 71,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Fabio Giorgio Azevedo8.pdfParte 81,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Fabio Giorgio Azevedo9.pdfParte 92,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Fabio Giorgio Azevedo10.pdfParte 101,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Fabio Giorgio Azevedo11.pdfParte 112,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Fabio Giorgio Azevedo12.pdfParte 122,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Fabio Giorgio Azevedo13.pdfParte 131,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Fabio Giorgio Azevedo14.pdfParte 141,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.