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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9811
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Referencialidade e representação:um resgate do modo de construção de sentido nas pencas de balangandãs a partir da coleção Museu Carlos Costa Pinto |
Autor : | Silva, Simone Trindade Vicente da |
metadata.dc.creator: | Silva, Simone Trindade Vicente da |
Resumen : | O presente trabalho aborda, através da análise semiótica e histórica, o processo particular de produção de sentido das pencas de balangandãs dentro do contexto sócio-cultural de Salvador setecentista e oitocentista.A pesquisa desenvolveu-se a partir do estudo das 27 pencas de balangandãs de em prata, pertencentes à coleção do Museu Carlos Costa Pinto, o maior acervo existente em museus. Foram consultadas fontes primárias, secundárias e documentação iconográfica que indicaram a presença destes objetos artísticos nos séculos XVIII e XIX, como adereços místicos, em sua maioria confeccionados em prata, sendo usados por algumas negras e mulatas baianas na cintura, em ocasiões festivas. Sua composição revela a existência de diversos elementos mágicos (amuletos e talismãs), que remetem a várias tradições religiosas. |
Palabras clave : | Balangandãs Semiótica Negras Jóias Ourivesaria Bahia Séculos XVIII e XIX |
Editorial : | Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBA |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9811 |
Fecha de publicación : | 2005 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGAV ) |
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