Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9811
Tipo: Dissertação
Título: Referencialidade e representação:um resgate do modo de construção de sentido nas pencas de balangandãs a partir da coleção Museu Carlos Costa Pinto
Autor(es): Silva, Simone Trindade Vicente da
Autor(es): Silva, Simone Trindade Vicente da
Abstract: O presente trabalho aborda, através da análise semiótica e histórica, o processo particular de produção de sentido das pencas de balangandãs dentro do contexto sócio-cultural de Salvador setecentista e oitocentista.A pesquisa desenvolveu-se a partir do estudo das 27 pencas de balangandãs de em prata, pertencentes à coleção do Museu Carlos Costa Pinto, o maior acervo existente em museus. Foram consultadas fontes primárias, secundárias e documentação iconográfica que indicaram a presença destes objetos artísticos nos séculos XVIII e XIX, como adereços místicos, em sua maioria confeccionados em prata, sendo usados por algumas negras e mulatas baianas na cintura, em ocasiões festivas. Sua composição revela a existência de diversos elementos mágicos (amuletos e talismãs), que remetem a várias tradições religiosas.
Palavras-chave: Balangandãs
Semiótica
Negras
Jóias
Ourivesaria
Bahia
Séculos XVIII e XIX
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9811
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.