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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMacedo, Cid Ney Ávila-
dc.contributor.authorSilva, Simone Trindade Vicente da-
dc.creatorSilva, Simone Trindade Vicente da-
dc.date.accessioned2013-04-18T11:59:03Z-
dc.date.available2013-04-18T11:59:03Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9811-
dc.description230f.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda, através da análise semiótica e histórica, o processo particular de produção de sentido das pencas de balangandãs dentro do contexto sócio-cultural de Salvador setecentista e oitocentista.A pesquisa desenvolveu-se a partir do estudo das 27 pencas de balangandãs de em prata, pertencentes à coleção do Museu Carlos Costa Pinto, o maior acervo existente em museus. Foram consultadas fontes primárias, secundárias e documentação iconográfica que indicaram a presença destes objetos artísticos nos séculos XVIII e XIX, como adereços místicos, em sua maioria confeccionados em prata, sendo usados por algumas negras e mulatas baianas na cintura, em ocasiões festivas. Sua composição revela a existência de diversos elementos mágicos (amuletos e talismãs), que remetem a várias tradições religiosas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBApt_BR
dc.subjectBalangandãspt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectNegraspt_BR
dc.subjectJóiaspt_BR
dc.subjectOurivesariapt_BR
dc.subjectBahiapt_BR
dc.subjectSéculos XVIII e XIXpt_BR
dc.titleReferencialidade e representação:um resgate do modo de construção de sentido nas pencas de balangandãs a partir da coleção Museu Carlos Costa Pintopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

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