Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9640
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Estudos da performance, ética e pedagogia: desconstruindo a lei do pai
Autor : Rosa, Juliana de Almeida Ferrari
metadata.dc.creator: Rosa, Juliana de Almeida Ferrari
Resumen : O presente trabalho trata de estratégias políticas para o ensino das categorias produzidas nos Estudos da Performance, junto aos alunos dos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) em artes cênicas, como forma de apoderamento de grupos de estudantes oriundos das classes subalternas, marginalizadas pela cultura dominante. Tais estratégias são pautadas pela utilização da teoria e da pedagogia crítica, dos estudos feministas, teoria queer, estudos culturais, estudos pós-coloniais, e pedagogia da arte da performance. Busca-se a realização de uma escrita performativa, onde se mesclam as formas do ensaio, da autobiografia e da revisão bibliográfica. O fio condutor é o questionamento da Lei do Pai como matriz fundante de uma cultura patriarcalista, logocêntrica e falocêntrica, abrindo as discussões sobre relações entre ética e ensino de teoria cênica; formação do currículo escolar; currículo oculto; subjetividade e alteridade em sala de aula; teoria e prática, dialogismo e incorporação de saberes teóricos através da pedagogia da arte da performance.
Palabras clave : Performance
Pedagogia crítica
Ética
Ensino de teoria
Teoria em artes cênicas
Lei do Pai
Currículo escolar
Praxis pedagógica
Estratégias
Subjetividade
Apoderamento
Alteridade
Reconhecimento
Classes subalternas
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9640
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação. Juliana Rosa1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.