Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9640
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Estudos da performance, ética e pedagogia: desconstruindo a lei do pai |
Autor : | Rosa, Juliana de Almeida Ferrari |
metadata.dc.creator: | Rosa, Juliana de Almeida Ferrari |
Resumen : | O presente trabalho trata de estratégias políticas para o ensino das categorias produzidas nos Estudos da Performance, junto aos alunos dos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) em artes cênicas, como forma de apoderamento de grupos de estudantes oriundos das classes subalternas, marginalizadas pela cultura dominante. Tais estratégias são pautadas pela utilização da teoria e da pedagogia crítica, dos estudos feministas, teoria queer, estudos culturais, estudos pós-coloniais, e pedagogia da arte da performance. Busca-se a realização de uma escrita performativa, onde se mesclam as formas do ensaio, da autobiografia e da revisão bibliográfica. O fio condutor é o questionamento da Lei do Pai como matriz fundante de uma cultura patriarcalista, logocêntrica e falocêntrica, abrindo as discussões sobre relações entre ética e ensino de teoria cênica; formação do currículo escolar; currículo oculto; subjetividade e alteridade em sala de aula; teoria e prática, dialogismo e incorporação de saberes teóricos através da pedagogia da arte da performance. |
Palabras clave : | Performance Pedagogia crítica Ética Ensino de teoria Teoria em artes cênicas Lei do Pai Currículo escolar Praxis pedagógica Estratégias Subjetividade Apoderamento Alteridade Reconhecimento Classes subalternas |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9640 |
Fecha de publicación : | 2008 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGAC) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação. Juliana Rosa | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.