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Tipo: Dissertação
Título: Estudos da performance, ética e pedagogia: desconstruindo a lei do pai
Autor(es): Rosa, Juliana de Almeida Ferrari
Autor(es): Rosa, Juliana de Almeida Ferrari
Abstract: O presente trabalho trata de estratégias políticas para o ensino das categorias produzidas nos Estudos da Performance, junto aos alunos dos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) em artes cênicas, como forma de apoderamento de grupos de estudantes oriundos das classes subalternas, marginalizadas pela cultura dominante. Tais estratégias são pautadas pela utilização da teoria e da pedagogia crítica, dos estudos feministas, teoria queer, estudos culturais, estudos pós-coloniais, e pedagogia da arte da performance. Busca-se a realização de uma escrita performativa, onde se mesclam as formas do ensaio, da autobiografia e da revisão bibliográfica. O fio condutor é o questionamento da Lei do Pai como matriz fundante de uma cultura patriarcalista, logocêntrica e falocêntrica, abrindo as discussões sobre relações entre ética e ensino de teoria cênica; formação do currículo escolar; currículo oculto; subjetividade e alteridade em sala de aula; teoria e prática, dialogismo e incorporação de saberes teóricos através da pedagogia da arte da performance.
Palavras-chave: Performance
Pedagogia crítica
Ética
Ensino de teoria
Teoria em artes cênicas
Lei do Pai
Currículo escolar
Praxis pedagógica
Estratégias
Subjetividade
Apoderamento
Alteridade
Reconhecimento
Classes subalternas
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9640
Data do documento: 2008
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