Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9640
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPassos, Fernando Antônio de Paula-
dc.contributor.authorRosa, Juliana de Almeida Ferrari-
dc.creatorRosa, Juliana de Almeida Ferrari-
dc.date.accessioned2013-04-10T13:51:52Z-
dc.date.available2013-04-10T13:51:52Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9640-
dc.description169f.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata de estratégias políticas para o ensino das categorias produzidas nos Estudos da Performance, junto aos alunos dos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) em artes cênicas, como forma de apoderamento de grupos de estudantes oriundos das classes subalternas, marginalizadas pela cultura dominante. Tais estratégias são pautadas pela utilização da teoria e da pedagogia crítica, dos estudos feministas, teoria queer, estudos culturais, estudos pós-coloniais, e pedagogia da arte da performance. Busca-se a realização de uma escrita performativa, onde se mesclam as formas do ensaio, da autobiografia e da revisão bibliográfica. O fio condutor é o questionamento da Lei do Pai como matriz fundante de uma cultura patriarcalista, logocêntrica e falocêntrica, abrindo as discussões sobre relações entre ética e ensino de teoria cênica; formação do currículo escolar; currículo oculto; subjetividade e alteridade em sala de aula; teoria e prática, dialogismo e incorporação de saberes teóricos através da pedagogia da arte da performance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEnsino de teoriapt_BR
dc.subjectTeoria em artes cênicaspt_BR
dc.subjectLei do Paipt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectPraxis pedagógicapt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectApoderamentopt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.subjectClasses subalternaspt_BR
dc.titleEstudos da performance, ética e pedagogia: desconstruindo a lei do paipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Juliana Rosa1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.