Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9436
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | A mediação teatral na formação de público: o projeto Cuida Bem de Mim na Bahia e as experiências artístico-pedagógicas nas instituições culturais do Québec |
Autor : | Oliveira, Ney Wendell Cunha |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Ney Wendell Cunha |
Resumen : | Esta tese traz os resultados da pesquisa sobre as práticas de mediação teatral no projeto de teatro social Cuida Bem de Mim, na Bahia, e em instituições no Estado do Québec, no Canadá. O estudo concentrou-se na metodologia dos projetos escolhidos, verificando a mediação teatral como uma experiência artística e educativa que possibilita a formação do público, principalmente nas escolas. A proposta central do processo formativo de mediação teatral são as etapas de atividades com o público, antes da peça (preparação), durante a peça (apropriação) e depois da peça (reverberação). Na primeira seção, a tese apresenta a conceituação teórica sobre mediação teatral, estabelecendo sua vinculação à mediação cultural, que é desenvolvida nos museus, e analisa as especificidades da formação de público no teatro, sendo este receptor identificado a um vivenciador teatral. Na segunda seção, o foco passa a ser o projeto Cuida Bem de Mim, detalhando sua metodologia de doze anos de atividades de mediação teatral junto às escolas,trabalhando com a temática da violência e obtendo resultados promissores junto ao público juvenil. Na terceira seção, o texto aborda o resultado de seis meses de pesquisa presencial no Québec, sobre os projetos de mediação teatral das instituições Théâtre des Petites Lanternes, em Sherbrooke, o Maison Théâtre e Culture pour Tous, em Montréal, e também as suas políticas públicas de mediação cultural. Na quarta seção, a pesquisa agrega os resultados da análise das instituições do Québec e do projeto Cuida Bem de Mim à identificação e contextualização da mediação teatral nas escolas e às políticas culturais no Brasil. Desta forma, esta tese afirma o lugar da escola como campo promissor para os processos da mediação teatral e o quanto é necessário agir na construção de políticas culturais para a formação de público. Foi um percurso de investigação sobre as bases da mediação teatral, afirmando a sua atualidade e seu lugar artístico-pedagógico na construção do vínculo criativo e vivenciador do público com o espetáculo. |
Palabras clave : | Teatro na educação Mediação Políticas públicas Canadá Política cultural Brasil |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9436 |
Fecha de publicación : | 5-abr-2013 |
Aparece en las colecciones: | Tese (PPGAC) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ney Wendell Cunha Oliveira.pdf | 50,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.