Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9436
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Eliene Benício Amâncio | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ney Wendell Cunha | - |
dc.creator | Oliveira, Ney Wendell Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-05T14:46:37Z | - |
dc.date.available | 2013-04-05T14:46:37Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-05 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9436 | - |
dc.description | 230 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese traz os resultados da pesquisa sobre as práticas de mediação teatral no projeto de teatro social Cuida Bem de Mim, na Bahia, e em instituições no Estado do Québec, no Canadá. O estudo concentrou-se na metodologia dos projetos escolhidos, verificando a mediação teatral como uma experiência artística e educativa que possibilita a formação do público, principalmente nas escolas. A proposta central do processo formativo de mediação teatral são as etapas de atividades com o público, antes da peça (preparação), durante a peça (apropriação) e depois da peça (reverberação). Na primeira seção, a tese apresenta a conceituação teórica sobre mediação teatral, estabelecendo sua vinculação à mediação cultural, que é desenvolvida nos museus, e analisa as especificidades da formação de público no teatro, sendo este receptor identificado a um vivenciador teatral. Na segunda seção, o foco passa a ser o projeto Cuida Bem de Mim, detalhando sua metodologia de doze anos de atividades de mediação teatral junto às escolas,trabalhando com a temática da violência e obtendo resultados promissores junto ao público juvenil. Na terceira seção, o texto aborda o resultado de seis meses de pesquisa presencial no Québec, sobre os projetos de mediação teatral das instituições Théâtre des Petites Lanternes, em Sherbrooke, o Maison Théâtre e Culture pour Tous, em Montréal, e também as suas políticas públicas de mediação cultural. Na quarta seção, a pesquisa agrega os resultados da análise das instituições do Québec e do projeto Cuida Bem de Mim à identificação e contextualização da mediação teatral nas escolas e às políticas culturais no Brasil. Desta forma, esta tese afirma o lugar da escola como campo promissor para os processos da mediação teatral e o quanto é necessário agir na construção de políticas culturais para a formação de público. Foi um percurso de investigação sobre as bases da mediação teatral, afirmando a sua atualidade e seu lugar artístico-pedagógico na construção do vínculo criativo e vivenciador do público com o espetáculo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Teatro na educação | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Canadá | pt_BR |
dc.subject | Política cultural | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.title | A mediação teatral na formação de público: o projeto Cuida Bem de Mim na Bahia e as experiências artístico-pedagógicas nas instituições culturais do Québec | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Universidade Federal da Bahia. Escola de Dança/Escola de Teatro. Salvador-Ba, 2011. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ney Wendell Cunha Oliveira.pdf | 50,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.