Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9436
metadata.dc.type: Tese
Title: A mediação teatral na formação de público: o projeto Cuida Bem de Mim na Bahia e as experiências artístico-pedagógicas nas instituições culturais do Québec
Authors: Oliveira, Ney Wendell Cunha
metadata.dc.creator: Oliveira, Ney Wendell Cunha
Abstract: Esta tese traz os resultados da pesquisa sobre as práticas de mediação teatral no projeto de teatro social Cuida Bem de Mim, na Bahia, e em instituições no Estado do Québec, no Canadá. O estudo concentrou-se na metodologia dos projetos escolhidos, verificando a mediação teatral como uma experiência artística e educativa que possibilita a formação do público, principalmente nas escolas. A proposta central do processo formativo de mediação teatral são as etapas de atividades com o público, antes da peça (preparação), durante a peça (apropriação) e depois da peça (reverberação). Na primeira seção, a tese apresenta a conceituação teórica sobre mediação teatral, estabelecendo sua vinculação à mediação cultural, que é desenvolvida nos museus, e analisa as especificidades da formação de público no teatro, sendo este receptor identificado a um vivenciador teatral. Na segunda seção, o foco passa a ser o projeto Cuida Bem de Mim, detalhando sua metodologia de doze anos de atividades de mediação teatral junto às escolas,trabalhando com a temática da violência e obtendo resultados promissores junto ao público juvenil. Na terceira seção, o texto aborda o resultado de seis meses de pesquisa presencial no Québec, sobre os projetos de mediação teatral das instituições Théâtre des Petites Lanternes, em Sherbrooke, o Maison Théâtre e Culture pour Tous, em Montréal, e também as suas políticas públicas de mediação cultural. Na quarta seção, a pesquisa agrega os resultados da análise das instituições do Québec e do projeto Cuida Bem de Mim à identificação e contextualização da mediação teatral nas escolas e às políticas culturais no Brasil. Desta forma, esta tese afirma o lugar da escola como campo promissor para os processos da mediação teatral e o quanto é necessário agir na construção de políticas culturais para a formação de público. Foi um percurso de investigação sobre as bases da mediação teatral, afirmando a sua atualidade e seu lugar artístico-pedagógico na construção do vínculo criativo e vivenciador do público com o espetáculo.
Keywords: Teatro na educação
Mediação
Políticas públicas
Canadá
Política cultural
Brasil
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9436
Issue Date: 5-Apr-2013
Appears in Collections:Tese (PPGAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ney Wendell Cunha Oliveira.pdf50,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.