Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9412
Título: Estudo sobre alunos da UFBA egressos de escolas públicas: uma análise sobre desigualdade na educação.
Autor(es): Abreu, Sônia Maria Ribeiro de
Autor(es): Abreu, Sônia Maria Ribeiro de
Abstract: O artigo aborda a questão da desigualdade relativa ao acesso à educação superior pública por alunos oriundos de escolas públicas, enfocando as dificuldades de adaptação encontradas por esses alunos da UFBA ao ingressarem nos cursos de graduação da instituição. Cita alguns estudiosos teóricos de questões relativas às desigualdades sociais, como Durkein, Pierre Bordieau e Castel. Apresenta os resultados de uma pesquisa realizada entre alunos da UFBA que cursaram o segundo grau em escolas públicas. As respostas coletadas nos questionários aplicados revelam as dificuldades de conteúdo encontradas por alunos cotistas no acompanhamento e adaptação aos cursos. Conclui que a formulação de políticas públicas eficientes é essencial para a existência de um ensino médio de qualidade, permitindo, consequentemente, que esses alunos de origem desfavorecida, venham a ter melhores oportunidades na sua vida acadêmica futura.
Palavras-chave: educação superior
educação pública
desigualdade social
politicas públicas para a educação
UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9412
Data do documento: 4-Abr-2013
Aparece nas coleções:Outros (SIBI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArtigoFinal_Sonia Mª_Ribeiro_Abreu.pdf127,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.