Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9412
Título : Estudo sobre alunos da UFBA egressos de escolas públicas: uma análise sobre desigualdade na educação.
Autor : Abreu, Sônia Maria Ribeiro de
metadata.dc.creator: Abreu, Sônia Maria Ribeiro de
Resumen : O artigo aborda a questão da desigualdade relativa ao acesso à educação superior pública por alunos oriundos de escolas públicas, enfocando as dificuldades de adaptação encontradas por esses alunos da UFBA ao ingressarem nos cursos de graduação da instituição. Cita alguns estudiosos teóricos de questões relativas às desigualdades sociais, como Durkein, Pierre Bordieau e Castel. Apresenta os resultados de uma pesquisa realizada entre alunos da UFBA que cursaram o segundo grau em escolas públicas. As respostas coletadas nos questionários aplicados revelam as dificuldades de conteúdo encontradas por alunos cotistas no acompanhamento e adaptação aos cursos. Conclui que a formulação de políticas públicas eficientes é essencial para a existência de um ensino médio de qualidade, permitindo, consequentemente, que esses alunos de origem desfavorecida, venham a ter melhores oportunidades na sua vida acadêmica futura.
Palabras clave : educação superior
educação pública
desigualdade social
politicas públicas para a educação
UFBA
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9412
Fecha de publicación : 4-abr-2013
Aparece en las colecciones: Outros (SIBI)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ArtigoFinal_Sonia Mª_Ribeiro_Abreu.pdf127,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.