Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Raidalva Nery-
dc.contributor.authorAbreu, Sônia Maria Ribeiro de-
dc.creatorAbreu, Sônia Maria Ribeiro de-
dc.date.accessioned2013-04-04T11:05:38Z-
dc.date.available2013-04-04T11:05:38Z-
dc.date.issued2013-04-04-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9412-
dc.description.abstractO artigo aborda a questão da desigualdade relativa ao acesso à educação superior pública por alunos oriundos de escolas públicas, enfocando as dificuldades de adaptação encontradas por esses alunos da UFBA ao ingressarem nos cursos de graduação da instituição. Cita alguns estudiosos teóricos de questões relativas às desigualdades sociais, como Durkein, Pierre Bordieau e Castel. Apresenta os resultados de uma pesquisa realizada entre alunos da UFBA que cursaram o segundo grau em escolas públicas. As respostas coletadas nos questionários aplicados revelam as dificuldades de conteúdo encontradas por alunos cotistas no acompanhamento e adaptação aos cursos. Conclui que a formulação de políticas públicas eficientes é essencial para a existência de um ensino médio de qualidade, permitindo, consequentemente, que esses alunos de origem desfavorecida, venham a ter melhores oportunidades na sua vida acadêmica futura.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjecteducação superiorpt_BR
dc.subjecteducação públicapt_BR
dc.subjectdesigualdade socialpt_BR
dc.subjectpoliticas públicas para a educaçãopt_BR
dc.subjectUFBApt_BR
dc.titleEstudo sobre alunos da UFBA egressos de escolas públicas: uma análise sobre desigualdade na educação.pt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Outros (SIBI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArtigoFinal_Sonia Mª_Ribeiro_Abreu.pdf127,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.