Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9255
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Ser professor: desenhos existenciais da formação docente
Autor : Vergara, Gilmara dos Santos Oliveira
metadata.dc.creator: Vergara, Gilmara dos Santos Oliveira
Resumen : Este trabalho propõe aproximações entre as três esferas existenciais da hermenêutica fenomenológica de Hans Georg Gadamer, a esfera histórica, a estética e a esfera da linguagem com relatos e experiências de docentes do Curso de Formação de Professores em Exercício oferecido pela UFBA, no município de Tapiramutá na Bahia. A formação de professores neste trabalho é concebida como fenômeno/processo multirreferencial e complexo com leituras no plano da interpretação/compreensão. Nesta proposta buscou-se nos percursos vividos pelos referidos professores sua existencialidade tendo como aporte teórico e metodológico a hermenêutica fenomenológica de Gadamer. O texto e percurso desta pesquisa se inscrevem na travessia e itinerâncias de professores em exercício devolvendo à experiência o lugar de destaque na formação passando pela constatação de que o sujeito constrói o seu saber ao longo do seu percurso de vida. A formação de professores na perspectiva e da hermenêutica fenomenológica abre caminhos e possibilidades de uma epistemologia da formação em que se articulam saberes e experiências num sentido mais profundo e existencial.
Palabras clave : Formação de professores
Compreensão
Experiência
Hermenêutica
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9255
Fecha de publicación : 2011
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.