Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9255
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ser professor: desenhos existenciais da formação docente |
Autor(es): | Vergara, Gilmara dos Santos Oliveira |
Autor(es): | Vergara, Gilmara dos Santos Oliveira |
Abstract: | Este trabalho propõe aproximações entre as três esferas existenciais da hermenêutica fenomenológica de Hans Georg Gadamer, a esfera histórica, a estética e a esfera da linguagem com relatos e experiências de docentes do Curso de Formação de Professores em Exercício oferecido pela UFBA, no município de Tapiramutá na Bahia. A formação de professores neste trabalho é concebida como fenômeno/processo multirreferencial e complexo com leituras no plano da interpretação/compreensão. Nesta proposta buscou-se nos percursos vividos pelos referidos professores sua existencialidade tendo como aporte teórico e metodológico a hermenêutica fenomenológica de Gadamer. O texto e percurso desta pesquisa se inscrevem na travessia e itinerâncias de professores em exercício devolvendo à experiência o lugar de destaque na formação passando pela constatação de que o sujeito constrói o seu saber ao longo do seu percurso de vida. A formação de professores na perspectiva e da hermenêutica fenomenológica abre caminhos e possibilidades de uma epistemologia da formação em que se articulam saberes e experiências num sentido mais profundo e existencial. |
Palavras-chave: | Formação de professores Compreensão Experiência Hermenêutica |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9255 |
Data do documento: | 2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.