Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9255
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.authorVergara, Gilmara dos Santos Oliveira-
dc.creatorVergara, Gilmara dos Santos Oliveira-
dc.date.accessioned2013-03-25T19:32:59Z-
dc.date.available2013-03-25T19:32:59Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9255-
dc.description126 f.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe aproximações entre as três esferas existenciais da hermenêutica fenomenológica de Hans Georg Gadamer, a esfera histórica, a estética e a esfera da linguagem com relatos e experiências de docentes do Curso de Formação de Professores em Exercício oferecido pela UFBA, no município de Tapiramutá na Bahia. A formação de professores neste trabalho é concebida como fenômeno/processo multirreferencial e complexo com leituras no plano da interpretação/compreensão. Nesta proposta buscou-se nos percursos vividos pelos referidos professores sua existencialidade tendo como aporte teórico e metodológico a hermenêutica fenomenológica de Gadamer. O texto e percurso desta pesquisa se inscrevem na travessia e itinerâncias de professores em exercício devolvendo à experiência o lugar de destaque na formação passando pela constatação de que o sujeito constrói o seu saber ao longo do seu percurso de vida. A formação de professores na perspectiva e da hermenêutica fenomenológica abre caminhos e possibilidades de uma epistemologia da formação em que se articulam saberes e experiências num sentido mais profundo e existencial.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.titleSer professor: desenhos existenciais da formação docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.