Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9255
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Ser professor: desenhos existenciais da formação docente |
Authors: | Vergara, Gilmara dos Santos Oliveira |
metadata.dc.creator: | Vergara, Gilmara dos Santos Oliveira |
Abstract: | Este trabalho propõe aproximações entre as três esferas existenciais da hermenêutica fenomenológica de Hans Georg Gadamer, a esfera histórica, a estética e a esfera da linguagem com relatos e experiências de docentes do Curso de Formação de Professores em Exercício oferecido pela UFBA, no município de Tapiramutá na Bahia. A formação de professores neste trabalho é concebida como fenômeno/processo multirreferencial e complexo com leituras no plano da interpretação/compreensão. Nesta proposta buscou-se nos percursos vividos pelos referidos professores sua existencialidade tendo como aporte teórico e metodológico a hermenêutica fenomenológica de Gadamer. O texto e percurso desta pesquisa se inscrevem na travessia e itinerâncias de professores em exercício devolvendo à experiência o lugar de destaque na formação passando pela constatação de que o sujeito constrói o seu saber ao longo do seu percurso de vida. A formação de professores na perspectiva e da hermenêutica fenomenológica abre caminhos e possibilidades de uma epistemologia da formação em que se articulam saberes e experiências num sentido mais profundo e existencial. |
Keywords: | Formação de professores Compreensão Experiência Hermenêutica |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9255 |
Issue Date: | 2011 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.