Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9210
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Será que eu chego?! Performance e pedagogia: transgredindo os limites entre arte e educação
Autor : Rosa, André Luís
metadata.dc.creator: Rosa, André Luís
Resumen : Esta dissertação trata de estratégias políticas para o ensino de arte, propondo uma educação em arte pautada no cruzamento entre o trabalho do artista e do educador. Reconhece os Estudos da Performance como campo teórico necessário dentro dos currículos escolares, como forma de apoderamento das classes subalternas e culturas marginalizadas pela ordem da cultura dominante. Para tais estratégias recorro às teorias da Pedagogia Crítica, Pedagogia da arte da performance, Estudos Culturais, Teoria Crítica, Estudos Pós-Coloniais, Teoria Queer, Estudos Feministas, Marxismo, Psicanálise, Estruturalismo e Pós-Estruturalismo. A partir de uma escrita performativa, nas fronteiras da arte e da educação, o reconhecimento das subjetividades contribui para uma pedagogia em arte de crítica radical, acerca das relações da política cultural patriarcalista. Por isso, neste trabalho, as questões pertinentes à classe social, raça, gênero e nacionalidade são vistas como constituintes da cena pedagógica e artística cujas discussões possibilitam aos educandos e artistas autonomia e posicionamento crítico perante suas produções culturais.
Palabras clave : Estudos da performance
Pedagogia crítica
Arte da performance
Currículo escolar
Práxis pedagógica
Estratégias políticas
Subjetividade
Alteridade
Políticas de reconhecimento
Classes subalternas
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9210
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação. André Rosa415,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.