Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9210
Tipo: | Dissertação |
Título: | Será que eu chego?! Performance e pedagogia: transgredindo os limites entre arte e educação |
Autor(es): | Rosa, André Luís |
Autor(es): | Rosa, André Luís |
Abstract: | Esta dissertação trata de estratégias políticas para o ensino de arte, propondo uma educação em arte pautada no cruzamento entre o trabalho do artista e do educador. Reconhece os Estudos da Performance como campo teórico necessário dentro dos currículos escolares, como forma de apoderamento das classes subalternas e culturas marginalizadas pela ordem da cultura dominante. Para tais estratégias recorro às teorias da Pedagogia Crítica, Pedagogia da arte da performance, Estudos Culturais, Teoria Crítica, Estudos Pós-Coloniais, Teoria Queer, Estudos Feministas, Marxismo, Psicanálise, Estruturalismo e Pós-Estruturalismo. A partir de uma escrita performativa, nas fronteiras da arte e da educação, o reconhecimento das subjetividades contribui para uma pedagogia em arte de crítica radical, acerca das relações da política cultural patriarcalista. Por isso, neste trabalho, as questões pertinentes à classe social, raça, gênero e nacionalidade são vistas como constituintes da cena pedagógica e artística cujas discussões possibilitam aos educandos e artistas autonomia e posicionamento crítico perante suas produções culturais. |
Palavras-chave: | Estudos da performance Pedagogia crítica Arte da performance Currículo escolar Práxis pedagógica Estratégias políticas Subjetividade Alteridade Políticas de reconhecimento Classes subalternas |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9210 |
Data do documento: | 2008 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação. André Rosa | 415,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.