Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9210
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Daniel Marques da | - |
dc.contributor.author | Rosa, André Luís | - |
dc.creator | Rosa, André Luís | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-23T14:35:31Z | - |
dc.date.available | 2013-03-23T14:35:31Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9210 | - |
dc.description | 174f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação trata de estratégias políticas para o ensino de arte, propondo uma educação em arte pautada no cruzamento entre o trabalho do artista e do educador. Reconhece os Estudos da Performance como campo teórico necessário dentro dos currículos escolares, como forma de apoderamento das classes subalternas e culturas marginalizadas pela ordem da cultura dominante. Para tais estratégias recorro às teorias da Pedagogia Crítica, Pedagogia da arte da performance, Estudos Culturais, Teoria Crítica, Estudos Pós-Coloniais, Teoria Queer, Estudos Feministas, Marxismo, Psicanálise, Estruturalismo e Pós-Estruturalismo. A partir de uma escrita performativa, nas fronteiras da arte e da educação, o reconhecimento das subjetividades contribui para uma pedagogia em arte de crítica radical, acerca das relações da política cultural patriarcalista. Por isso, neste trabalho, as questões pertinentes à classe social, raça, gênero e nacionalidade são vistas como constituintes da cena pedagógica e artística cujas discussões possibilitam aos educandos e artistas autonomia e posicionamento crítico perante suas produções culturais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estudos da performance | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia crítica | pt_BR |
dc.subject | Arte da performance | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Práxis pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Estratégias políticas | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Alteridade | pt_BR |
dc.subject | Políticas de reconhecimento | pt_BR |
dc.subject | Classes subalternas | pt_BR |
dc.title | Será que eu chego?! Performance e pedagogia: transgredindo os limites entre arte e educação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação. André Rosa | 415,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.