Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Daniel Marques da-
dc.contributor.authorRosa, André Luís-
dc.creatorRosa, André Luís-
dc.date.accessioned2013-03-23T14:35:31Z-
dc.date.available2013-03-23T14:35:31Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9210-
dc.description174f.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação trata de estratégias políticas para o ensino de arte, propondo uma educação em arte pautada no cruzamento entre o trabalho do artista e do educador. Reconhece os Estudos da Performance como campo teórico necessário dentro dos currículos escolares, como forma de apoderamento das classes subalternas e culturas marginalizadas pela ordem da cultura dominante. Para tais estratégias recorro às teorias da Pedagogia Crítica, Pedagogia da arte da performance, Estudos Culturais, Teoria Crítica, Estudos Pós-Coloniais, Teoria Queer, Estudos Feministas, Marxismo, Psicanálise, Estruturalismo e Pós-Estruturalismo. A partir de uma escrita performativa, nas fronteiras da arte e da educação, o reconhecimento das subjetividades contribui para uma pedagogia em arte de crítica radical, acerca das relações da política cultural patriarcalista. Por isso, neste trabalho, as questões pertinentes à classe social, raça, gênero e nacionalidade são vistas como constituintes da cena pedagógica e artística cujas discussões possibilitam aos educandos e artistas autonomia e posicionamento crítico perante suas produções culturais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstudos da performancept_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectArte da performancept_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectPráxis pedagógicapt_BR
dc.subjectEstratégias políticaspt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectPolíticas de reconhecimentopt_BR
dc.subjectClasses subalternaspt_BR
dc.titleSerá que eu chego?! Performance e pedagogia: transgredindo os limites entre arte e educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. André Rosa415,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.