Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7799
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Responsabilidade social empresarial: uma análise de modelos teórico-conceituais
Autor : Soares, Laíla Rodrigues
metadata.dc.creator: Soares, Laíla Rodrigues
Resumen : Com base na questão em que medida os modelos conceituais de Responsabilidade Social Empresarial refletem as práticas empresariais identificadas na pesquisa do Instituto Akatu? desenvolveu-se este trabalho, cujo objetivo principal é analisar a relação entre os principais esquemas conceituais de Responsabilidade Social Empresarial e as práticas empresariais encontradas na pesquisa do Instituto Akatu. Alguns são os modelos que se propõem a definir essa responsabilidade social empresarial, contudo, esses modelos não derivam de práticas de responsabilidade social adotas pelas empresas no contexto brasileiro, derivam, sobretudo, da observação desse movimento por uma responsabilidade social empresarial e a reação das firmas a este movimento em contextos internacionais. Após ampla revisão da literatura sobre o tema, foram escolhidos sete modelos teórico-conceituais de análise do fenômeno da responsabilidade social que por sua vez foram confrontados com dados fornecidos por pesquisa do Instituto Akatu junto às empresas sobre suas ações de Responsabilidade Social Empresarial. Assim, puderam-se identificar a adequação de cada um deles, com suas dimensões de análises, pressupostos ideológicos e categorizações para o entendimento do movimento de responsabilidade social no Brasil. A pesquisa, de caráter exploratório, identificou que as categorizações pertinentes a esta realidade não se encontram em extremos de adoção ou não de uma Responsabilidade Social Empresarial, e que os modelos que mais se aproximam desta realidade dão conta de que a responsabilidade social das empresas pesquisadas não significa comprometimento social, nem tampouco se restringe ao cumprimento de leis, mas se pauta numa busca por um bom relacionamento com as forças de mercado para a manutenção e potencialização da finalidade da empresa.
Palabras clave : Responsabilidade Social Empresarial
Responsabilidade Social no Brasil
Social Responsibility of the Firms
Social Responsibility in Brazil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7799
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Dissertação (NPGA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
aaaa123.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.