Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7799
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Responsabilidade social empresarial: uma análise de modelos teórico-conceituais
Authors: Soares, Laíla Rodrigues
metadata.dc.creator: Soares, Laíla Rodrigues
Abstract: Com base na questão em que medida os modelos conceituais de Responsabilidade Social Empresarial refletem as práticas empresariais identificadas na pesquisa do Instituto Akatu? desenvolveu-se este trabalho, cujo objetivo principal é analisar a relação entre os principais esquemas conceituais de Responsabilidade Social Empresarial e as práticas empresariais encontradas na pesquisa do Instituto Akatu. Alguns são os modelos que se propõem a definir essa responsabilidade social empresarial, contudo, esses modelos não derivam de práticas de responsabilidade social adotas pelas empresas no contexto brasileiro, derivam, sobretudo, da observação desse movimento por uma responsabilidade social empresarial e a reação das firmas a este movimento em contextos internacionais. Após ampla revisão da literatura sobre o tema, foram escolhidos sete modelos teórico-conceituais de análise do fenômeno da responsabilidade social que por sua vez foram confrontados com dados fornecidos por pesquisa do Instituto Akatu junto às empresas sobre suas ações de Responsabilidade Social Empresarial. Assim, puderam-se identificar a adequação de cada um deles, com suas dimensões de análises, pressupostos ideológicos e categorizações para o entendimento do movimento de responsabilidade social no Brasil. A pesquisa, de caráter exploratório, identificou que as categorizações pertinentes a esta realidade não se encontram em extremos de adoção ou não de uma Responsabilidade Social Empresarial, e que os modelos que mais se aproximam desta realidade dão conta de que a responsabilidade social das empresas pesquisadas não significa comprometimento social, nem tampouco se restringe ao cumprimento de leis, mas se pauta numa busca por um bom relacionamento com as forças de mercado para a manutenção e potencialização da finalidade da empresa.
Keywords: Responsabilidade Social Empresarial
Responsabilidade Social no Brasil
Social Responsibility of the Firms
Social Responsibility in Brazil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7799
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Dissertação (NPGA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
aaaa123.pdf1,72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.